Saúde

Proposta torna obrigatória data de validade de forma legível nos remédios

05/02/2019 - 12:09  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Reunião deliberativa. Dep. Rubens Bueno (PPS - PR)
Rubens Bueno: "A medida não representará aumento nos custos de produção, mas trará grandes benefícios a todos os pacientes"

O Projeto de Lei 426/19 pretende determinar que o número dos lotes e as datas de fabricação e validade dos medicamentos sejam impressos nos rótulos e embalagens de forma visível, ostensiva e acessível para o consumidor.

A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. Trata-se da reapresentação, pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR), de proposta arquivada ao final da legislatura passada (PL 8910/17). O texto inclui dispositivo na Lei de Vigilância Sanitária sobre Produtos Farmacêuticos (Lei 6.360/76).

“Com as informações ostensivamente inseridas, o consumo dos medicamentos certamente ficará mais seguro, não sujeito às dúvidas com relação à validade”, afirmou o parlamentar. “A medida não representará aumento nos custos de produção, mas trará grandes benefícios a todos os pacientes”.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 426/2019

Íntegra da proposta