Política e Administração Pública

Plenário mantém regra sobre gestor de bancos de dados em projeto do cadastro positivo

20/02/2019 - 19:32  

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 304 votos a 149, o destaque do PSB ao projeto sobre o cadastro positivo e manteve no texto dispositivo que dispensa os gestores de bancos de dados sobre informações financeiras de se sujeitarem à legislação aplicável aos bancos e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

Os deputados analisam os destaques apresentados pelos partidos ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 441/17, que torna compulsória a entrada no cadastro positivo para todas as pessoas físicas e jurídicas.

O cadastro positivo é um serviço de banco de dados sobre informações dos pagamentos em dia e de empréstimos quitados. Atualmente, o registro de dados sobre pessoas e empresas no banco de dados somente pode ocorrer a partir de uma autorização expressa e assinada pelo cadastrado.

Além das empresas em geral com as quais as pessoas fazem transações comerciais, também passarão a ser fontes de informações para o cadastro positivo as instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

Código de Defesa do Consumidor
No momento, os deputados debatem destaque do PCdoB que pretende excluir do texto a observância das regras do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) quando da aplicação de responsabilidade objetiva e solidária aos gestores, aos consulentes e às fontes de informações por danos materiais e morais causados aos cadastrados.

Mais informações a seguir

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 441/2017

Íntegra da proposta