Plenário encerra sessão e adia análise de MP sobre irrigação
04/07/2018 - 23:49 • Atualizado em 04/07/2018 - 23:53
O Plenário da Câmara dos Deputados encerrou há pouco, por falta de quórum, a sessão extraordinária na qual estava prevista a análise da Medida Provisória 824/18, que estimula projetos de irrigação. A MP impede que o agricultor perca a propriedade da área individual destinada a ele em projetos públicos de irrigação no caso de desrespeito às obrigações previstas em lei.
Pelo texto, o poder público não poderá retomar a área caso o imóvel esteja hipotecado a banco oficial responsável por financiar o agricultor irrigante no projeto público de irrigação. Neste caso, a retomada ficará a cargo da instituição financeira, a quem caberá comunicar o poder público da existência do crédito hipotecário.
De acordo com o projeto de lei de conversão do senador Eduardo Amorim (PSDB-SE), outras mudanças serão feitas na área, como a transferência da competência de formulação e condução da política nacional de irrigação do Ministério da Integração Nacional para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli