Política e Administração Pública

Deputados defendem autorização para o Supremo investigar Temer

02/08/2017 - 11:48  

Assista ao vivo

A líder do PCdoB, deputada Alice Portugal (BA), acusou há pouco o presidente da República, Michel Temer, de abrir um balcão de negócios com a liberação de emendas parlamentares para, segundo ela, convencer deputados a votarem contra a abertura de processo contra ele no Supremo Tribunal Federal.

“É o primeiro presidente processado por crime comum, por estar organizando quadrilha, obstruindo a Justiça e prevaricando, ao ouvir de um réu confesso sobre a compra de um promotor e um juiz e nada fazer”, criticou a Alice Portugal.

A deputada ainda rebateu os argumentos da defesa do presidente, que considera temerário afastar Temer no atual momento por que passa o País. “Não estamos causando instabilidade [econômica] com a autorização para que Temer responda processo no Supremo. Nossa atitude é a amparada por mais de 95% da população”, disse.

O deputado Afonso Motta (RS), vice-líder do PDT, anunciou o voto do partido favorável à abertura do processo contra o presidente da República. Ele afirmou que o período é de total ingovernabilidade, já que 81% da população brasileira defende a continuidade do processo.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) também defendeu a autorização para que a denúncia possa ser encaminhada ao Supremo. “Essa Casa não pode se afastar ainda mais da sociedade, ao blindar o presidente e impedir que ele seja processado pelo Supremo”, disse.

Já os deputados da base aliada continuam defendendo o parecer da CCJ, que é contra a investigação do presidente da República, e criticam a oposição.

Entenda como é o andamento da sessão

Assista também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: SIP 1/2017

Íntegra da proposta