Política e Administração Pública

Plenário rejeita pedido de retirada de pauta de MP sobre multa a frigoríficos

11/07/2017 - 21:22  

Assista ao vivo

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 266 votos a 7, o requerimento de retirada de pauta da Medida Provisória 772/17, que aumenta de R$ 15 mil para R$ 500 mil o valor máximo de multa para empresas de processamento de produtos de origem animal que infringirem a legislação sanitária.

Partidos de oposição continuam a obstruir a pauta de votações em protesto contra o governo Temer. Participam da obstrução: PT, PSB, PDT, PCdoB, Psol, PMB e Rede.

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) argumentou que o protesto é contra o obscurantismo e os discursos enganosos. Alencar criticou a aprovação, pelo Senado, do texto-base da reforma trabalhista. “Fossem essas precarizações e fragilizações da Consolidação das Leis do Trabalho tão boas para o trabalhador, não haveria essa comemoração do empresariado e do setor financeiro”, observou.

Alencar também lamentou o distanciamento do Parlamento das opiniões de segmentos da sociedade que pedem que a Câmara dos Deputados aceite a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente da República, Michel Temer, por corrupção passiva.

“Quando os artistas fazem uma manifestação de alta cidadania, mostrando algo que deveria nos orgulhar, nós ouvimos aqui neste parlamento, que parece divorciado das ideias da intelectualidade, que eles são vagabundos, oportunistas e que mamam nas tetas do Estado”, criticou.

Defesa
Por outro lado, o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) sustentou que não se deve vulgarizar a derrubada de um presidente da República. “A Dilma foi derrubada. Agora querem derrubar o Temer. Depois vão querer derrubar o Maia e o Eunício, para a gente entregar os destinos do País nas mãos do Poder Judiciário. Isso é um absurdo”, disse.

“É verdade que a maioria não quer Michel, mas não se enganem: a maioria não quer a volta do PT. Vamos pensar no futuro do País. Não vamos nos perder nessas discussões que não nos levam a lugar nenhum”, afirmou Heráclito Fortes.

Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Eduardo Piovesan e Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 772/2017

Íntegra da proposta