Projeto determina que SUS realize mamografia em mulheres com risco elevado de câncer de mama
02/12/2016 - 13:39
O Sistema Único de Saúde (SUS), por meio dos seus serviços próprios, conveniados ou contratados, poderá ter de assegurar a realização de mamografia em mulheres com risco elevado de câncer de mama ou naquelas para as quais o exame seja necessário para elucidação diagnóstica.
É o que prevê o Projeto de Lei 3437/15, de autoria do Senado Federal, que tramita agora na Câmara. Conforme a proposta, a mamografia terá de ser solicitada por médico.
O texto altera a Lei 11.664/08, que já determina a realização de exame mamográfico, no âmbito do SUS, em todas mulheres a partir dos 40 anos de idade.
“O SUS deve assegurar a mamografia a todas as pacientes com risco elevado de câncer de mama ou com alterações mamárias que necessitem de esclarecimento diagnóstico, independentemente da idade”, argumenta a autora da proposta, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada, em regime de prioridade, pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker