Economia

Comissão aprova criação de ZPE no Porto do Açu (RJ)

As Zonas de Processamento de Exportação têm regime tributário diferenciado para as empresas nelas localizadas, com a previsão de suspensão de impostos e de liberdade cambial, entre outros

09/12/2016 - 15:10  

MARCELO MATOS
Relator, Marcelo Matos acredita que as exportações podem ser estimuladas com a criação da ZPE

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços aprovou o Projeto de Lei 3978/15, do deputado Júlio Lopes (PP-RJ), que autoriza a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Porto do Açu (ZPE) no município de São João da Barra, situado no norte do estado do Rio de Janeiro.

As Zonas de Processamento de Exportação têm regime tributário diferenciado para as empresas nelas localizadas, com a previsão de suspensão de impostos e de liberdade cambial, entre outros.

A proposta aprovada autoriza o Executivo a criar uma ZPE na região do Porto do Açu. A criação da zona especial, no entanto, só poderá ser feita por decreto do Executivo, que delimitará sua área.

Viabilidade
Além disso, a lei determina que o Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportação analise previamente a viabilidade desta proposta de criação de ZPE, submetendo suas conclusões à Presidência da República.

O relator na comissão, deputado Marcelo Matos (PHS-RJ), afirmou que a proposta contribuirá para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, por meio do fortalecimento de exportações e da expansão das cadeias produtivas. “As atividades exportadoras a serem incentivadas, associadas a melhores capacidades empresariais e de geração de renda, podem beneficiar a dinâmica econômica de São João da Barra e região”, disse.

Dados
O porto cobre uma área de 90 km² e está a aproximadamente 150 km da Bacia de Campos, onde quase 80% do petróleo brasileiro é produzido.

O empreendimento possui 17 quilômetros de cais de até 23 metros de profundidade, com capacidade para receber até 47 embarcações simultaneamente, incluindo navios de grande porte, que transportam até 320 mil toneladas de carga.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto já foi aprovado pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia em agosto.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta