Política e Administração Pública

Relator aceita sugestões de mudança no projeto da nova Lei de Migração

06/12/2016 - 21:13  

Assista ao vivo

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do PL 2516/15, que institui um novo Estatuto da Migração, terminou de ler seu parecer às emendas apresentadas em Plenário, em nome da comissão especial que analisou o projeto.

A matéria define os direitos e os deveres do migrante e do visitante no Brasil; regula a entrada e a permanência de estrangeiros; estabelece normas de proteção ao brasileiro no exterior; e direciona políticas públicas ligadas ao assunto, sempre de acordo com a Constituição e com tratados e convenções internacionais.

Orlando Silva incorporou emenda do PSDB que determina à empresa transportadora o custeio das despesas com a estada de imigrante posteriormente repatriado se for constatado seu dolo ou culpa no ingresso irregular dessa pessoa.

Ele também acrescentou dispositivo de proteção ao mercado de trabalho nacional a pedido, principalmente, dos trabalhadores do setor marítimo.

Visto de trabalho
O relator propôs ainda, com uma subemenda, a flexibilização do local permitido de trabalho nos vistos de trabalho temporário quando houver mudança no local previsto inicialmente.

Já o visto de residência não será concedido ao condenado criminalmente no Brasil ou no exterior por crime tipificado na legislação brasileira, exceto os crimes de menor potencial ofensivo.

Mais informações a seguir

Acompanhe a transmissão ao vivo também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2516/2015

Íntegra da proposta