Meio ambiente e energia

Bolsa Verde poderá beneficiar quem trabalha em parques e estações ecológicas

09/08/2016 - 18:46  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2737/15, do deputado Alan Rick (PRB-AC), que concede os benefícios do Programa de Apoio à Conservação Ambiental, o Bolsa Verde, às famílias em extrema pobreza que desenvolvem atividades de conservação nos parques nacionais, nas reservas biológicas e estações ecológicas federais.

Atualmente, apenas têm direito aos recursos e aos serviços do Bolsa Verde as famílias que desenvolvem atividades em florestas nacionais, reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento sustentável federais.

Proteção
As unidades de conservação são organizadas em dois grupos: de proteção integral e de uso sustentável. nos limites de tres dessas categorias – parques, reservas e estações – é proibida a presença de população.

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Apreciação de relatório da Comissão Mista sobre a MP 699/15, que aumenta a punição para quem utilizar veículos para bloquear vias públicas. Dep. Alan Rick (PRB-AC)
Alan Rick: processos de desapropriação conflituosos

Quando essas unidades são criadas, as propriedades existentes são obrigatoriamente desapropriadas, e os proprietários, indenizados. O projeto abre exceção para as famílias extremamente pobres que dependem economicamente do ambiente e lá residem.

Para Rick, como todo processo de desapropriação e indenização, os procedimentos instaurados em função da criação de unidades de conservação são complexos, demorados e conflituosos.

Pobreza
De acordo com o parlamentar, no caso das populações tradicionais, as situações são mais difíceis e traumáticas, em função do grau de pobreza e da estreita dependência material e cultural com o ambiente em que vivem.

“São essas populações que deveriam ser prioritariamente apoiadas, até que a situação fundiária dessas unidades de conservação fosse resolvida”, afirmou Rick.

Conservação ambiental
O Programa de Apoio à Conservação Ambiental, criado pela Lei 12.512/11, concede um benefício trimestral de R$ 300 às famílias em situação de extrema pobreza que vivem em áreas consideradas prioritárias para conservação ambiental.

O Bolsa Verde é parte do Programa Brasil Sem Miséria e pretende ajudar no aumento da renda dessas famílias e incentivar a conservação dos ecossistemas e o uso sustentável dos recursos naturais.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto é idêntico a outra proposta (PL 6605/13), do ex-deputado Henrique Afonso, arquivado ao final da legislatura. 

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2737/2015

Íntegra da proposta