Para Rodrigo Maia, discurso de Trump busca conciliação após vitória nos EUA
09/11/2016 - 13:43
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, avaliou como um gesto de conciliação o discurso do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. “Serei o presidente de todos os norte-americanos”, disse Trump ao comemorar o resultado.
Na madrugada desta quarta-feira (9), o candidato do Partido Republicano foi declarado vencedor na corrida presidencial contra a adversária do Partido Democrata, Hillary Clinton. O pleito dividiu o eleitorado dos EUA.
“O discurso [de Trump] foi de conciliação. Gera a esperança de que os Estados Unidos continuarão um dos países mais importantes do mundo, com a capacidade de diálogo”, avaliou Rodrigo Maia. “Isso, para o Brasil, é muito importante.”
Preocupação
Vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) considerou “muito preocupante” a vitória de Trump, devido a posições que o deputado considera radicais. “Ele tem demonstrado muitas restrições aos latinos – e nós também somos latino-americanos”, disse.
“Mas acredito que estrutura das instituições norte-americanas venha colocar um freio de arrumação na impetuosidade desse empresário que se travestiu de político e acabou ganhando a eleição”, ressalvou Hauly.
No governo
Já o deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PV-SP), integrante da Comissão de Relações Exteriores, disse acreditar que, no governo, Trump recuará em algumas posições. “Muitos prometem coisas absurdas na campanha e depois não fazem. Vamos ver daqui para frente.”
Da Redação/RM
Com informações da Rádio Câmara