Política e Administração Pública

Conselho de Ética reúne-se hoje na tentativa de concluir votações de processos

08/11/2016 - 08:28  

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar reúne-se hoje para apreciar quatro processos que estão em análise no colegiado.

Os trabalhos começam às 13h30, quando devem ser ouvidas testemunhas arroladas para falar no processo em desfavor do deputado Jean Wyllys (Psol-RJ). Serão ouvidos os deputados Chico Alencar (Psol-RJ) e Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) e Alberto Fraga (DEM-DF).

O relator do caso, deputado Ricardo Izar (PP-SP), tem 30 dias úteis para concluir as diligências e a instrução do processo por quebra de decoro parlamentar.

Em representação, a Mesa Diretora da Câmara acusa Jean Wyllys de ferir o decoro parlamentar ao cuspir na direção do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). O episódio ocorreu em 17 de abril, no Plenário da Câmara, durante a votação da admissibilidade do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Votações
Após a oitiva, o Conselho de Ética pode votar o parecer preliminar elaborado pelo deputado Júlio Delgado (PSB-MG) em outro processo contra Jean Wyllys, iniciado pelo Partido Social Cristão (PSC). O PSC pede que o colegiado puna Wyllys por mensagem postada no Facebook no qual critica os “delírios homofóbicos de políticos e líderes religiosos mentirosos”, ao comentar o massacre de gays em boate de Orlando (EUA).

Também está na pauta a votação do processo iniciado pelo Partido Verde (PV) contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). O partido aponta que Bolsonaro teria feito “apologia ao crime de tortura”. O deputado homenageou o coronel Brilhante Ustra no Plenário, durante a votação da admissibilidade do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 17 de abril.

Por fim, o Conselho pode votar ação do Partido dos Trabalhadores (PT) contra o deputado Laerte Bessa (PR-DF). Bessa é acusado de proferir, em discurso no Plenário da Câmara, ofensas não apenas contra o partido, mas também contra a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e filiados da legenda.

O Conselho de Ética reúne-se no plenário 3.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.