Meio ambiente e energia

Finanças aprova compensação de emissão de CO2 em projetos com verba pública

25/07/2016 - 11:11  

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou, no último dia 13, proposta que exige a compensação do dióxido de carbono (CO2) emitido em todos os projetos (públicos ou privados) que recebam verbas do governo federal ou financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Alfredo Kaefer (PSL-PR)
Alfredo Kaefer: medida não traz aumento de despesa e é de interesse para o País

Relator na comissão, o deputado Alfredo Kaefer (PSL-PR) entendeu que a medida, prevista no Projeto de Lei 6403/09, dos deputados do Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e Antonio Carlos Mendes Thame (PV-SP), não implica aumento ou diminuição de receitas ou despesas.

Ao defender o projeto, Kaefer disse que as medidas são “de grande interesse para o futuro do País e do mundo”. Ao rebater críticas de que a proposta poderia tornar inviável diversos projetos, o relator argumentou que o texto prevê que “o custo econômico da norma deverá ser suportado pelo contratante”. “Assim, não se identifica repercussão orçamentária direta do projeto de lei em análise”, assegurou.

O Projeto de Lei 6403/09 já foi rejeitado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Tramitação
O texto aprovado será ainda analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, por ter recebido pareceres divergentes (contra e a favor), seguirá para análise do Plenário.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6403/2009

Íntegra da proposta