Mantega deve depor na CPI do Carf no próximo dia 19
10/05/2016 - 14:45
Antes do início dos depoimentos Eduardo Cerqueira Leite e Jeferson Ribeiro Salazar, nesta terça-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Carf marcou a data do depoimento do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Ele será ouvido no dia 19 de maio.

O requerimento de convocação do ex-ministro foi aprovado no dia 31 de março e a necessidade do depoimento foi reforçada depois que Mantega foi conduzido coercitivamente ontem (9) para prestar depoimento pela Polícia Federal.
Além de corrupção nos julgamentos do Carf, a Operação Zelotes da Polícia Federal investiga compra de medidas provisórias que beneficiaram o setor automobilístico.
Mantega não é considerado suspeito de envolvimento no esquema de venda de sentenças pela CPI, mas sua convocação foi defendida na ocasião pelo presidente da comissão, deputado Pedro Fernandes (PTB-MA). “Ele foi ministro da Fazenda, órgão ao qual o Carf está subordinado, e pode ajudar nas investigações”, disse.
No dia da aprovação, a convocação de Mantega foi criticada por deputados do PT, mas defendida por parlamentares a oposição, que alegaram que o ex-ministro deveria ser ouvido no início das investigações por seu papel institucional, como maneira de subsidiar os trabalhos da CPI.
A Operação Zelotes apontou indícios de pagamento de propina em julgamentos de recursos do Carf que teriam dado um prejuízo de quase R$ 20 bilhões aos cofres públicos.
Também há indícios de pagamentos em troca da aprovação de três medidas provisórias, entre elas a MP 471/09, que estendeu o prazo para incentivos fiscais para fabricantes de veículos instalados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Reportagem – Antonio Vital
Edição – Natalia Doederlein