Política e Administração Pública

Projeto sobre regularização de ativos causa polêmica entre deputados

28/10/2015 - 18:28  

Assista ao vivo à sessão do Plenário

Deputados rasgaram, há pouco, cópias da proposta que prevê a repatriação de bens e de dinheiro mantidos no exterior (PL 2960/15). O projeto foi retirado da pauta do Plenário, com a aprovação de requerimento do PSDB.

Para o deputado Ivan Valente (Psol-SP), ao conceder uma anistia de bilhões de reais, o texto incentiva a evasão de divisas, a sonegação fiscal e a lavagem de dinheiro. “Esse dinheiro que está lá fora pode ser fruto de corrupção, de caixa 2, de tráfico de drogas e nós não conhecemos o conteúdo do texto a ser votado”, alertou.

Valente também destacou que, para os denunciados na Operação Lava Jato, o texto pode representar outro tipo de anistia, a impunidade.

Discussão
O deputado Roberto Freire (PPS-SP) disse que a proposta é imoral e criticou a tentativa de votá-la sem que os parlamentares pudessem conhecê-la. “Não há o texto do substitutivo que se quer votar. Já não basta a imoralidade? O governo ainda quer votar no escuro?”, questionou.

Em defesa do texto, o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que a iniciativa do Executivo não tem nada de imoral.

“É um projeto que foi trabalhado por senadores e governadores. Todos trabalharam este texto no Senado”, disse Guimarães.

“O Brasil é obrigado a fazer isso até janeiro de 2018 para entrar na OCDE”, completou o líder do governo, que tentava iniciar a discussão da matéria.

Mais informações a seguir

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2960/2015

Íntegra da proposta