Seminário sobre família traz especialistas internacionais a Brasília
21/10/2015 - 08:25
A Comissão de Seguridade Social e Família promove hoje o seminário internacional Valorização da Família. O evento foi solicitado pelos deputados Diego Garcia (PHS-PR), Alan Rick (PRB-AC) e Conceição Sampaio (PP-AM).
O consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) Ignacio Socias e o ex-ministro do Chile Bruno Baranda estão entre os palestrantes do seminário.
A família é o principal agente do desenvolvimento social e, nesse sentido, vários países, notadamente da Europa, têm implantado políticas de apoio aos pais e mães que decidem dedicar mais tempo aos filhos.
Envelhecimento da população
O único país europeu que conseguiu equacionar a falta de reposição etária, com o envelhecimento da população, foi a França. Isso ocorreu graças às ações do governo que possibilitaram aos pais que quisessem ter mais filhos. Dessa forma, o país minimiza um problema que afeta as demais nações do continente: a insolvência do sistema previdenciário.
Para o presidente da Confederação Nacional das Entidades de Família (CNEF), Paulo Tominaga, está na hora de o Brasil pensar seriamente em como apoiar as famílias: “Começamos a perceber aqui problemas vividos por países que não deram a devida atenção ao núcleo familiar”, ressalta.
Desatenção à família
Ignacio Socias, consultor da ONU, explica que entidade detectou os cinco males oriundos da desatenção à família: pobreza infantil, falta de integração do jovem à sociedade, falta de capacidade de o jovem se tornar independente, aumento da violência doméstica e desatenção à terceira idade.
Bruno Baranda, ex-ministro do Chile, falará sobre políticas implantadas naquele país que auxiliam na conciliação família e trabalho, principalmente em lares em que apenas a mãe é a chefe de família.
O professor de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, Diogo José Paredes Campos, desenvolverá o tema da subsidiariedade, com base na gradação família-sociedade Estado - o que compete a cada âmbito em sua relação com os cidadãos.
O seminário começa às 9 horas, no auditório Nereu Ramos. Confira a programação.
Da Redação - RCA