Meio ambiente e energia

Câmara participa nesta terça do Dia Mundial Sem Carro

21/09/2015 - 16:04  

A Câmara dos Deputados participa, nesta terça-feira, das atividades do Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro. A data foi criada na França em 1997 como um convite para que os cidadãos procurem formas alternativas de deslocamento e reflitam sobre a dependência em relação ao automóvel.

Luis Macedo
Bicicletário da Câmara dos Depútados
O bicicletário da Câmara passará de 90 para 104 vagas

O dia será marcado, na Câmara, pela inauguração de mais 60 armários para acomodar roupas de quem vem trabalhar de bicicleta, totalizando, a partir de então, 148 postos. Os estacionamentos de bicicleta também passarão de 90 para 104. Será firmada, além disso, uma parceria entre o programa de sustentabilidade da Câmara, EcoCâmara, e a ONG Rodas da Paz. Entre as ações previstas, está a doação de bicicletas, novas ou usadas, por funcionários da Casa para projetos sociais da organização.

Segundo Fabiano Sobreira, coordenador de Arquitetura e Construção Sustentável do EcoCâmara, cem funcionários da Casa já vêm trabalhar de bicicleta. Parece pouco, mas a simbologia do ato tem impacto, destaca ele: "As pessoas começam a ver mais bicicletas circulando e passam a ter mais respeito pelo ciclista."

Carona Solidária
Outra iniciativa de mobilidade sustentável da Câmara é o projeto Carona Solidária. Por um aplicativo na rede internahttps://camaranet.camara.gov.br/carona-solidaria2 da Casa, funcionários se cadastram e buscam vizinhos com quem possam dividir o carro.

Fabiano Sobreira lembra, no entanto, que mesmo quem não está cadastrado pode buscar uma carona. "O segredo da mobilidade sustentável está na diversidade de modos. Não é apostar apenas no carro, na bicicleta, no ônibus ou no metrô: é buscar iniciativas que possam integrar todos os meios."

Sobreira participa de audiência pública sobre a carona solidária, nesta quarta-feira (23). O debate é organizado em conjunto pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Legislação Participativa. Além do arquiteto e de parlamentares, foram convidados para a reunião representantes do site Caronetas, da Associação Socioambiental Carona Legal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Reportagem – Ana Raquel Macedo
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.