Meio ambiente e energia

Manual da Câmara orienta gabinetes sobre descarte adequado de materiais

03/10/2014 - 18:40  

Divulgação/Câmara dos Deputados
Ecocâmara - reciclagem - projeto Sustentabilidade na Mudança da Legislatura
Objetivo é incentivar o reaproveitamento do material descartado pelos gabinetes.

O Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) começou nesta semana as visitas aos gabinetes parlamentares para disseminar as ideias do manual "10 dicas para um gabinete mais verde".

A iniciativa faz parte do projeto Sustentabilidade na Mudança da Legislatura (Sumuleg), criado há quatro anos para informar os funcionários sobre opções ambientalmente sustentáveis. As atividades são motivadas pela necessidade de reaproveitar o material descartado no dia a dia pelos gabinetes, em sua maioria papel, plástico e metal.

As atividades de conscientização ambiental fazem parte da Gestão Estratégica da Câmara, com a finalidade de informar sobre a economia dos recursos públicos, o exercício da cidadania e a eficiência administrativa.

De acordo com a assessora técnica do EcoCâmara, Jacimara Guerra Machado, os resultados positivos do projeto são claros na economia de recursos. "Nós conseguimos devolver para o almoxarifado 1 milhão de envelopes novos, sem nenhum tipo de carimbo, não estavam amassados nem sujos, estavam intactos em caixas”, informou.

Além disso, 66 mil livros foram doados para diversas bibliotecas; e 5 mil pastas foram encaminhadas para uso em outros órgãos.

Consciência ambiental
A mudança de percepção sobre o uso de materiais reaproveitáveis, segundo a assessora de gabinete Márcia Paravizzi, alcançou seu ambiente de trabalho e sua residência. “Mudou no gabinete e, no meu caso, mudou em casa também em relação a ter uma consciência um pouco maior sobre a separação do lixo e o meio ambiente. Esse trabalho da Câmara faz a gente se preocupar mais com o meio ambiente”, disse.

O EcoCâmara pretende acompanhar continuamente a incorporação das medidas sustentáveis na rotina dos gabinetes. A iniciativa conta com a parceria da Coordenação de Edifícios (Caedi), do Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa), do Departamento de Material e Patrimônio (Demap) e da Coordenação de Edições do Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Câmara, entre outros.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.