Grafiteira produzirá obra ao vivo no gramado do Congresso Nacional
A obra será feita nesta segunda-feira (10) no gramado do Congresso Nacional por Panmela Castro, conhecida como Grafiteira da Penha, em comemoração ao aniversário de nove anos da Lei Maria da Penha. Artista foi reconhecida pela Revista Newsweek (2012) como uma das 150 mulheres que estão abalando o mundo.
07/08/2015 - 18:45

A Câmara dos Deputados vai comemorar os nove anos da Lei Maria da Penha (11.340/06) de uma forma diferente. A convite da Secretaria da Mulher, a grafiteira Panmela Castro, apelidada de Grafiteira da Penha, vai produzir uma obra de 12m², ao vivo, nas Palmeiras Imperiais, atrás do Congresso Nacional. A ação ocorrerá na próxima segunda-feira (10), das 9h às 17h.
No dia seguinte (11), Panmela fará a entrega da obra à Câmara dos Deputados, em um ato em comemoração ao aniversário da Lei Maria Penha, considerada como uma das normas mais avançadas do mundo para a defesa dos direitos das mulheres em situação de violência. A entrega está marcada para as 15 horas, no Hall da Taquigrafia da Câmara.
Para a coordenadora da Bancada Feminina, deputada Dâmina Pereira (PMN-MG), a ação é uma forma de dar visibilidade a um tema que muitas vezes é tratado apenas no âmbito jurídico, mas que também pode ser discutido por meio de outras expressões artísticas. “Queremos diversificar as formas de tratar a lei, e a arte é uma delas”, afirmou a parlamentar.
Concurso
Durante a entrega, a Secretaria da Mulher fará o pré-lançamento da 4ª Edição do Concurso sobre a Lei Maria da Penha, que neste ano premiará as melhores músicas elaboradas por profissionais e amadores que tratarem do tema.
“Além da pintura, a música também é uma forma de aproximar da juventude o tema da violência doméstica, que ainda causa a morte de uma mulher a cada uma hora e meia em nosso País. Hoje a cultura do jovem é muito musicalizada, e queremos utilizar a mesma linguagem para divulgar uma das nossas leis mais importantes”, afirmou a procuradora da Mulher da Câmara, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA).
O concurso, realizado em parceria com o Banco Mundial, dará aos vencedores a produção do videoclipe de cada canção criada, que serão legendadas para o inglês e o espanhol.
Sobre a artista
Panmela Castro é uma grafiteira e feminista reconhecida internacionalmente e com obras expostas em diversas partes do mundo. É graduada pela UFRJ em pintura e mestre em artes pela Uerj. Seu trabalho é focado na igualdade de gênero e fornece a inspiração principal para o conteúdo de suas pinturas provocantes. Em 2012, a Revista Newsweek incluiu Panmela na lista das 150 mulheres que estão abalando o mundo.
Da Redação – RCA