Direitos Humanos

Vargas e Menicucci citam ações do governo em defesa de adolescentes e mães

18/06/2015 - 15:30  

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência, Eleonora Menicucci de Oliveira
Menicucci pediu à CPI que inclua no relatório mecanismos de proteção às mães de jovens assassinados
O ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas, ressaltou ações da secretaria no enfrentamento da violência, como programas de proteção a crianças e adolescentes ameaçados de morte, de defensores de direitos e de testemunhas. Está em construção, disse ainda, um programa de acolhimento a familiares e vítimas de violência. "Hoje temos ações esparsas que precisam ser englobadas em um plano só", afirmou.

Antes de Pepe Vargas, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, que também participou da audiência na CPI, havia defendido apoio psicológico para mães de jovens negros assassinados.

A ministra pediu aos parlamentares que prevejam, no relatório final da CPI, mecanismos de proteção de mulheres familiares desses jovens assassinados no Brasil. As mães, disse Menicucci, são afetadas psicologicamente.

"Esse aspecto da violência psicológica e psiquiátrica, a crueldade da morte que impacta na mãe, tem que ser olhado por esta comissão", disse Menicucci. "É fundamental sair daqui uma proposta de lei, a exemplo da Lei Maria da Penha."

"Outra coisa que nós estamos fazendo é ampliar, nas casas da mulher brasileira, o atendimento focado na violência psicológica para atender a essas mães", completou.

Reportagem - Noeli Nobre
Edição - Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.