Educação, cultura e esportes

Plenarinho divulga professores selecionados para o Câmara Mirim

Seis professores vão poder acompanhar a sessão do Câmara Mirim com seus alunos, além de participar do curso Educação para a Democracia e o Parlamento.

18/05/2015 - 18:58  

Divulgação
Professores do Plenarinho
Concurso avaliou propostas pedagógicas apresentadas pelos professores, baseadas no tema Educação para a Democracia.

O site infanto-juvenil da Câmara dos Deputados, o Plenarinho, selecionou os seis professores que vão participar do Câmara Mirim 2015, evento que oferece a estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental a experiência de ser deputado por um dia.

Os professores venceram concurso nacional que avaliou propostas pedagógicas baseadas em temas como democracia, representação, respeito à decisão da maioria e importância das leis.

Os projetos selecionados serão aplicados em ambiente escolar, e os professores poderão participar também do Missão Pedagógica no Parlamento, um curso da Câmara ligado à educação para a cidadania. As aulas presenciais do Missão Pedagógica ocorrerão em agosto e setembro, e os professores virão a Brasília com as despesas pagas pela Câmara.

Um dos professores selecionados é Vângela de Sousa, da Escola Santa Rosa, de Brasília, que apresentou o projeto "Matemática e Cidadania" sobre orçamento público, ideia que ela já havia apresentado em outra edição do programa. "Eu voltei com esse mesmo projeto, reestruturado, para a área de matemática, pedindo a participação de alguns colegas, das áreas de História e de Geografia", afirmou.

Demais selecionados

  • Debora Gomes, da escola estadual Therezinha Sartori, de Mauá (SP), com projeto sobre a importância do trabalho dos deputados para o desenvolvimento do País;
  • Eduardo, da escola estadual de ensino fundamental e médio Nagib Coelho Matni, de Ananindeua (PA), com projeto sobre a elaboração e o cumprimento das leis, com base nas sociedades dos insetos;
  • Jomagna de Sousa, da escola estadual Professora Maria Gomes da Silva, de Chapada do Norte (MG), cujo projeto mostra a cidadania como ferramenta fundamental para o ser humano agir no meio em que vive;
  • Nadiclécia da Silva, do Sesi-Candeias, de Salvador (BA), com o projeto “Plenarinho: Um despertar juvenil para uma consciência política”, que une as disciplinas de Português, História e Teatro;
  • Rosa Luzia da Silva, da unidade escolar Letícia Macêdo, de Anísio de Abreu (PI), com o projeto para estimular o senso crítico e a atuação dos estudantes na política.

Projetos dos estudantes
Os estudantes interessados em participar do Câmara Mirim podem enviar um projeto de lei até 30 de junho, pelo Portal Plenarinho, no endereço www.plenarinho.leg.br. Serão selecionados três estudantes, que terão as despesas pagas pela Câmara para vir ao evento em Brasília, nos dias 22 e 23 de outubro.

Os seis professores classificados poderão trazer 40 estudantes para o Câmara Mirim, mas, nesse caso, a Câmara não cobre as despesas.

Da Redação – PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.