Estreia: 03/11/2014

Sessão Mirim 2014

Uma turma animada e colorida tomou conta do Plenário Ulysses Guimarães no dia 30 de outubro. Foram as mais de 300 crianças que participaram do programa Câmara Mirim e viraram deputadas por um dia. O evento é promovido pelo Plenarinho, portal infantil da Câmara.

Sem se intimidar pelo ambiente pomposo do Plenário, os estudantes ocuparam assentos, subiram à tribuna e presidiram a nona edição da Sessão Mirim, de uma forma bem descontraída. Eles discutiram, votaram e aprovaram três projetos de lei, elaborados pelas crianças na primeira fase do programa.

Este ano, aconteceram muitas novidades no Câmara Mirim. O grupo Coral São se apresentou antes do início da sessão. O grupo é composto por crianças da Escola Classe 1 de Sobradinho (DF), todos deputados mirins.
Outra surpresa foi a apresentação do Hino Nacional com uma animação preparada com todo carinho pelo Plenarinho e interpretada em libras por uma criança de 13 anos, a Luana Guimarães Moura.

Discussão dos projetos
O presidente do Câmara Mirim, Daniel Fernandes Rozzatti, abriu os trabalhos, e passou a palavra à deputada Érika Kokay, que leu um discurso preparado pelo presidente da Câmara, Henrique Alves (que não pôde comparecer), saudando as crianças.

A partir daí, começou a discussão dos três projetos de lei selecionados. As crianças puderam exercitar o voto eletrônico, deliberando sobre um requerimento apresentado. Em seguida, propuseram emendas, pareceres favoráveis e contrários aos três projetos, bravamente defendidos por seus autores.

O primeiro projeto votado e aprovado foi de Francisco Alves Quirino, de Afogados da Ingazeira (PE), que apresentou proposta de criar uma Conferência Nacional dos Estudantes.

O segundo projeto analisado foi sobre a criação da bolsa cultura, ideia de Zack Igor Nascimento de Carvalho, de Serrinha (BA). Ele também foi aprovado.

As crianças discutiram e aprovaram também a proposta da Lívia Pessoa Carneiro, de Belo Horizonte (MG), que visava promover a criação de minibibliotecas em empresas.

Com os três projetos aprovados, o presidente encerrou a Sessão Mirim, com a presença do Zé Plenarinho e da Xereta, que divertiram a garotada.

As propostas dos deputados mirins podem ser apadrinhadas por deputados e virar projetos de lei de verdade.

Câmara Mirim + Eleitor Mirim
Os dois programas mais importantes do Plenarinho foram unificados no dia 30 de outubro. Isso porque os estudantes da Escola Estadual Rezende de Almeida, da cidade de Itaparatins (TO), estavam presentes na Sessão Mirim. É da imaginação deles que surgiu a candidata Felicinha, a grande vencedora do Eleitor Mirim 2014, com mais de 19 mil votos.

Outras duas escolas que elaboraram candidatos para o Eleitor Mirim também participaram da Sessão Mirim: a escola Sagrado Coração de Maria, de Brasília (DF), que criou o Sr. Ecolítico; e o Colégio Santo Antônio, de Belém (PA), criadores da Maria Açaí.

Outras Instituições participantes
Estudantes de outras escolas e vereadores mirins de diversas cidades pelo Brasil também abrilhantaram o evento:
Escola Municipal Orestes Barbosa - Vila Kennedy (RJ);
Colégio Global - São Bento do Sul (SC);
Escola Estadual Profª Catharina Casale Padovani – Piracicaba (SP);
Escola Estadual Levi Duraes Pere s- Montes Claros (MG);
Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Pedro Aleixo - São Paulo (SP);
Câmara Mirim de Biguaçu (SC);
Câmara Mirim de Belo Horizonte (MG).

Acesse: www.plenarinho.leg.br
 

Plenarinho

Coleção de vídeos relacionados ao Portal Infantil Plenarinho, da Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES

Últimas Edições

MAIS CONTEÚDO SOBRE