Educação, cultura e esportes

Concurso do Plenarinho comemora 25 anos do Estatuto da Criança

05/05/2015 - 10:45  

Divulgação
Provisória - Concurso Plenarinho 25 anos ECA

O Plenarinho – portal infantil da Câmara dos Deputados - lançou um concurso para escolher a ilustração da capa da edição comemorativa do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90), que completará 25 anos em julho.

Poderão participar da seleção crianças e adolescentes que tenham entre 6 e 16 anos de idade, residentes no Brasil e que estejam regularmente matriculados do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública ou privada.

Os desenhos devem ser inéditos e feitos à mão e serão recebidos até o dia 29 de maio. A ilustração deverá ser apresentada em papel A4, com margens de 1,5 cm, em papel de espessura de cartolina.

Leia aqui o regulamento completo.

O resultado dos vencedores será divulgado pelo Plenarinho até 12 de junho e o lançamento do livro está previsto para julho deste ano.

O vencedor terá o trabalho impresso na capa do ECA, além de receber dez exemplares da obra, ter seu nome incluído nos créditos e receber um certificado do Plenarinho.

A coordenadora do Plenarinho, Ana Marusia Meneguin, explica que o objetivo do concurso é aproximar a lei da realidade das crianças e dos adolescentes. "É um concurso de desenhos porque a gente está chamando a criança pra ela continuar escrevendo essa história. Então, essa edição comemorativa dos 25 anos vai ter na capa a manifestação do que a criança pensa, do que a criança sente a respeito dos seus próprios direitos."

O Estatuto foi sancionado em 1990 com grande participação popular e é considerada uma das leis mais avançadas do mundo. A lei trouxe uma nova perspectiva, de prioridade absoluta às crianças e aos adolescentes e como sujeitos de direitos. Inspirado na Convenção das Nações Unidas pelos Direitos da Criança, de 1989, que o Brasil foi o primeiro País a ratificar.

Reportagem - Vanessa Cezar
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre