Política e Administração Pública

Centro de Estudos quer entregar 12 trabalhos com soluções para problemas nacionais

O primeiro deles, sobre gestão das águas, deve estar disponível ao público no dia 5 de maio

23/04/2015 - 16:25  

Até o final do ano que vem, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados deve entregar 12 publicações sobre problemas brasileiros e suas possíveis soluções. O Cedes é formado por 11 deputados escolhidos de acordo com a proporcionalidade partidária e conta com a assessoria da consultoria legislativa para elaborar trabalhos e pesquisas sobre a realidade nacional.

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Primeira reunião do CEDES do biênio 2015/2016. (E) Coordenador do CEDES, dep. Lúcio Vale (PR-PA)
Lúcio Vale: estudo sobre mobilidade urbana está em andamento

Segundo o presidente do centro de estudos, deputado Lúcio Vale (PR-PA), será entregue um trabalho sobre a gestão das águas no dia 5 de maio. Há um outro estudo em andamento sobre mobilidade urbana. Conforme o parlamentar, saúde, educação e segurança pública são outros assuntos que devem ser abordados.

"O centro vai um passo de cada vez para, com a ajuda dos consultores da Casa, fazer estudos para entregar à sociedade brasileira", ressaltou Vale.

Potencial
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, compareceu na reunião inaugural do Centro de Estudos e Debates Estratégicos nesta quinta-feira (23). De acordo com ele, o trabalho legislativo muitas vezes impede que os parlamentares atuem com mais presença nas áreas em que são especialistas.

"O Cedes pode aproveitar bem o potencial de um grupo focado para desenvolver temas de alta complexidade e gerar soluções”, declarou Cunha.

O presidente da Casa afirmou que planeja integrar as discussões do centro de estudos com o Câmara Itinerante, programa que, às sextas-feiras, leva parlamentares para debater temas nacionais em alguma capital do País.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.