Política e Administração Pública

Lúcio Vale é o novo presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara

20/03/2015 - 16:10  

Diógenis Santos
Lúcio Vale
Lúcio Vale está em seu terceiro mandato como deputado federal.

O novo presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes), deputado Lúcio Vale (PR-PA), pretende divulgar o trabalho do colegiado para contribuir com soluções para os problemas que o País enfrenta. Vale destacou os estudos sobre instrumentos de gestão de recursos hídricos, de mobilidade urbana, da primeira infância e do Arco Norte, que busca formas alternativas de escoamento da produção pelo Norte do País. “Queremos mostrar a importância que nós temos para contribuir cada vez mais com um Brasil melhor”, explicou o parlamentar.

Lúcio Vale nasceu em Minas Gerais, mas fez carreira política no estado do Pará. É administrador de empresas e está em seu terceiro mandato como deputado federal.

O Cedes é um conselho que permite a interação entre parlamentares, universidades, centros de tecnologia e empresas com o objetivo de alavancar a exploração das potencialidades do País. Composto por 11 membros, o Cedes é escolhido de acordo com a proporcionalidade partidária, o que dá espaço aos diversos pensamentos na Casa. O colegiado trabalha com o apoio dos consultores legislativos, que dão assessoramento técnico e viabilizam o contato com as principais entidades científicas e de pesquisa do Brasil e do exterior.

Confira a entrevista do presidente do Cedes à Agência Câmara:

Qual a importância do Cedes?
É uma satisfação presidir esse centro de debates. O colegiado é composto de 11 membros titulares e 11 suplentes e tem uma parceria fundamental com a consultoria técnica da Câmara. Essa parceria faz com que o centro tenha condição de prestar um serviço à população de estudos técnicos consultivos de propostas para poder ajudar o Brasil, acompanhar e fazer proposições legislativas e também fazer reinvindicações ao Poder Executivo para contribuir com soluções para o País.

Hoje há três temas em debate no Cedes (instrumentos de gestão de recursos hídricos, mobilidade urbana e primeira infância). O senhor poderia falar sobre esses temas?
São estudos desde o mandato passado. Um dos estudos que está pronto para ser publicado é o que aborda instrumentos de gestão das águas do País. Nós estamos fazendo um estudo para conhecer a questão da água no País como um todo, e esse estudo vai servir como base para que a gente possa achar as soluções para os problemas hídricos do País, que vem acontecendo em São Paulo e em outras regiões. Também estamos discutindo o problema da mobilidade urbana, que hoje é o grande problema dos grandes centros urbanos do País. Eu tenho a certeza e a convicção que vamos concluir nos próximos meses, assim como o estudo da primeira infância. Este envolve uma ação conjugada que envolve a família, a escola e a sociedade. Desde a gestação da criança até os seis anos de idade. Vai ajudar muito, principalmente, a família.

Um tema que o senhor quer discutir no Cedes é o projeto do chamado Arco Norte, que vai facilitar a saída de mercadorias, produtos e alimentos pelos portos da região Norte. O senhor poderia falar um pouco sobre esse tema?
Precisamos conhecer os problemas e dizer para sociedade quais são as soluções para o problema do escoamento da produção dos produtos do centro-sul do País via Norte do País, pois são portos que estão muito mais próximos do mercado europeu, do mercado americano e do mercado asiático, pelo canal Panamá, ajudando a desafogar os portos de Santos e de Paranaguá.

Qual o planejamento do Cedes para os próximos dois anos?
Estamos esperando a nomeação dos outros membros. Até agora foram indicados cinco membros. A partir daí, vamos apresentar um planejamento do Cedes para os próximos dois anos, que vai envolver cursos, seminários com participação da sociedade e de assembleias legislativas. Vamos fazer esses estudos aqui em Brasília e em outros locais, nas origens dos problemas para buscar soluções.

Como divulgar o trabalho do Cedes?
É imprescindível ter audiências públicas, em nossas reuniões de trabalho, e sensibilizar nossos colegas para poderem contribuir com sugestões para que possamos divulgar o trabalho do Centro para o País. Também precisamos da Rádio Câmara, da TV Câmara e de todos os instrumentos informativos da Casa para que a gente possa mostrar a importância do Cedes para os deputados. Mostrar a importância que nós temos na consultoria legislativa e utilizar isso para contribuir cada vez mais com um Brasil melhor.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.