Economia

Encerrado debate sobre impactos da Lava Jato na economia do País

22/04/2015 - 12:36  

Acabou há pouco audiência pública conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e Controle; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio convocada para discutir os impactos e os efeitos da Operação Lava Jato na economia e no índice de emprego do Brasil.

Ariovaldo Rocha, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Naval (Sinaval), disse que somente os contratos feitos entre a Petrobras e uma das empresas investigadas pela Operação Lava Jato, a Sete Brasil, são responsáveis por 40 mil empregos diretos, postos de trabalho que estão em risco em função da falta de pagamento à empresa.

“A Sete Brasil deixou de pagar 1,5 bilhões de dólares aos estaleiros que ela contratou para construir sondas de exploração”, disse Rocha.

Para se ter ideia do impacto desses contratos para a indústria naval brasileira, as sondas que estão sendo construídas pela Sete Brasil correspondem a mais da metade dos 70 mil empregos de toda a indústria naval do País, que somam 324, segundo o presidente do Sinaval.

Segundo o ex-gerente de Tecnologia da Petrobras Pedro Barusco, houve pagamento de propina a diretores da Petrobras nos contratos de construção de 28 sondas de perfuração.

Estes contratos seriam financiados parcialmente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que autorizou empréstimo de R$ 8,8 bilhões, dinheiro que não saiu em função da Operação Lava Jato.

Na audiência, deputados e especialistas argumentaram que as empresas não podem ser penalizadas em razão da prática de crimes por seus dirigentes. O chefe de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Márcio Fortes, chegou a cobrar mudanças na Lei Anticorrupção para que os acordos de leniência, espécie de acordo de delação premiada feita por empresas, seja aplicada.

Reportagem - Antonio Vital
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.