Relações exteriores

Cultura aprova data para celebrar amizade entre Brasil e Israel

Dia escolhido é o 12 de abril, em referência à criação da legação brasileira no estado do Oriente Médio

17/04/2015 - 11:37  

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (15) proposta que institui o 12 de abril como o Dia de Celebração da Amizade Brasil-Israel. A data comemorativa está prevista no Projeto de Lei 5815/13, do Poder Executivo, e recebeu parecer favorável do relator, deputado Marcelo Matos (PDT-RJ).

A data escolhida refere-se à criação da legação do Brasil em Israel, em 1951. Matos concordou com os argumentos do governo de que o Brasil mantém uma importante e sólida relação com Israel.

“Mantemos um forte vínculo cultural e social, com uma comunidade de cerca de 10 mil brasileiros em Israel e uma comunidade judaica no Brasil de mais de 100 mil pessoas”, justificou o então ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, na ocasião de envio da matéria ao Congresso Nacional. “O comércio entre os dois países vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, tendo triplicado na última década”, acrescentou.

Veto
A proposta aprovada substitui outro projeto (PL 6104/05), aprovado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, que fixava o dia 29 de novembro para celebrar tal amizade, mas foi vetado pela presidente Dilma Rousseff.

O argumento do veto é que a data então escolhida coincidia com o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina, criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em referência à partilha, em 1947, do território da Palestina em um estado judeu e um árabe.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5815/2013

Íntegra da proposta