Política e Administração Pública

Governo chama emendas sobre ex-territórios de “trem da alegria”, mas bancadas defendem

15/04/2015 - 20:47  

Assista ao vivo à sessão do Plenário

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), chamou de “trem da alegria” as emendas do Senado à Medida Provisória 660/14, que regulamenta a inclusão, na folha salarial da União, dos servidores dos ex-territórios de Rondônia, Roraima e Amapá em quadro em extinção da União.

Uma das emendas iguala o salário de policiais e bombeiros militares ao salário dos policiais militares do Distrito Federal; outra garante reconhecimento de vínculo empregatício a pessoas exoneradas.

O deputado Júlio Cesar (PSD-PI) caracterizou a proposta como um privilégio. Ele disse que, ao deixar de ser territórios, esses estados tiveram muitos benefícios.

“Estamos aumentando a despesa da União com um grande privilégio que foi criar o estado. O orçamento per capita de Roraima é o dobro do mais rico da população, que é São Paulo”, disse.

O deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR) afastou as críticas. “Estamos fazendo justiça aos servidores públicos. Os policiais são da mesma carreira da União, não é justo que um receba X e outro Y”, disse.

A deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) também defendeu a medida. “Não é privilégio, nunca estivemos tão perto de aprovar uma medida para valorizar nossos servidores”, disse.

Mais informações a seguir

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 660/2014

Íntegra da proposta