Economia

Deputado diz que governo mentiu sobre tarifa de energia e preço dos combustíveis

15/04/2015 - 15:07  

Assista ao vivo

O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) disse há pouco que “o Brasil inteiro” acha que a presidente Dilma Rousseff mentiu ao afirmar que não haveria aumento nas tarifas de energia antes das eleições em outubro do ano passado. Ele acrescentou que as informações sobre o possível aumento dos combustíveis foi “represada” pelo governo.

O parlamentar participa neste momento de audiência pública com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, na Câmara dos Deputados.

MP
Para Domingos Sávio, o governo errou em 2012, ao editar a Medida Provisória 579/12, que reduziu em até 20% as contas de luz. Ele afirmou que a oposição alertou o governo, à época, que se tratava de decisão equivocada.

Além disso, o deputado acusou o Planalto de não ter interesse de fato em aprovar o Código de Mineração (Projeto de Lei 5807/13, enviado pelo próprio Executivo).

Já o deputado Weliton Prado (PT-MG) declarou que a MP 579/12 foi “corretíssima”. Na opinião dele, porém, a decisão atual do governo de “socorrer o setor” está equivocada. “O setor de energia não está quebrado, apenas o consumidor está quebrado”, afirmou. Conforme o deputado, o aumento real nas contas de luz do consumidor foi de mais de 100%. Ele questionou se vai haver mais um aumento.

O debate prossegue no plenário 14.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.