Comissões iniciam debate sobre repressão ao turismo sexual nas Olimpíadas
07/04/2015 - 14:57

Começou há pouco a reunião das comissões de Esporte; de Turismo; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional para discutir políticas de repressão ao turismo sexual nas Olimpíadas e das Paralimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Participam do debate o diretor de Relações Institucionais do Comitê Rio 2016, embaixador Agemar Sanctos; o coordenador da Proteção à Infância do Ministério do Turismo, Adelino Silva Neto; o representante da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Vitor Neves Feitosa; o coordenador de grandes eventos do Departamento de Polícia Federal, Carlos Henrique Maia; o Coordenador Geral da Política de Fortalecimento de Conselhos, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Direitos Humanos(SDH/PR), Marcelo Nascimento.
A ideia da audiência pública surgiu depois que os parlamentares tomaram conhecimento de dados do Disque 100, que recebeu 11.251 mil denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.
O Disque 100 é um canal de denúncia e uma rede nacional de serviços de proteção vinculada à Secretaria de Direitos Humanos (SDH), da Presidência da República. O serviço abrange denuncias de violações de direitos de toda a população, especialmente de Grupos Sociais Vulneráveis, como crianças e adolescentes, moradores de rua, idosos, portadores de deficiência e LGBTTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).
A audiência pública foi solicitada pelos deputados Hiran Gonçalves (PMN-RR), Valadares Filho (PSB-SE) e Antônio Jácome (PMN-RN).
A reunião ocorre no plenário 5.
Participação
Qualquer pessoa pode participar da audiência por meio do portal e-Democracia da Câmara dos Deputados. Basta acessar o link da sala de bate-papo.
Mais informações a seguir.
Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Marcos Rossi