Consumidor

Diretor da Aneel diz que aumento para energia de Itaipu impactou contas de luz

24/03/2015 - 16:44   •   Atualizado em 24/03/2015 - 16:55

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse há pouco que o aumento de 46,14%, em dólar, nas tarifas da energia gerada pela hidrelétrica binacional de Itaipu (PR) foi o principal fator de impacto nas contas de luz do fim de 2014 para consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

“Em função do regime hidrológico desfavorável, há três anos que vem assim. Como 2014, Itaipu não conseguiu gerar o que tinha prometido, ela ficou exposta ao PLD [Preço de Liquidação de Diferenças, usado para valorar o preço da energia comercializada no mercado de curto prazo]”, disse Rufino. Como a energia gerada por Itaipu abastece apenas as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o impacto nesses estados foi maior (28,7%) que a média brasileira (23,4%) e quase seis vezes o valor do aumento para Norte e Nordeste (5,5%).

Após ser perguntado pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, deputado Júlio Cesar (PSD-PI), sobre quanto o Brasil paga para o Paraguai em pela energia de Itaipu e quanto fatura com a venda, Rufino disse que a Aneel regula apenas a venda da energia da hidrelétrica para a Eletrobrás.

Continue acompanhando esta cobertura.

O debate prossegue no plenário 5.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.