Educação, cultura e esportes

Professores podem se inscrever até 30 de abril no projeto Câmara Mirim

Seis professores selecionados vão poder acompanhar a sessão do Câmara Mirim com seus alunos, além de participar do curso Educação para a Democracia e o Parlamento.

23/03/2015 - 18:11  

Câmara Mirim - inscrição

Professores do 5º ao 9º ano do ensino fundamental têm o até o dia 30 de abril para se inscrever no Câmara Mirim 2015. O evento ocorrerá em outubro, quando estudantes se reúnem na Câmara dos Deputados para analisar projetos de lei feitos por crianças e adolescentes.

Para se inscrever, o professor deverá elaborar um projeto pedagógico para trabalhar o programa Câmara Mirim com sua turma. O projeto deve levar em conta os princípios gerais que norteiam o programa: democracia, escolha de um representante, respeito à decisão da maioria, importância das leis, como elas são feitas e seu impacto na vida das pessoas, entre outros.

Os seis professores que enviarem os melhores projetos pedagógicos terão o direito de trazer até 40 alunos para o Câmara Mirim. Nesse caso, as despesas correm por conta dos próprios participantes.

Esses mesmos professores serão convidados a participar do programa Missão Pedagógica no Parlamento, também da Câmara dos Deputados, no curso Educação para a Democracia e o Parlamento. O programa contará com um módulo on-line que ocorrerá de 25 de maio a 28 de junho. Os professores também participarão do módulo presencial, em Brasília, de 31 de agosto a 4 de setembro.

A Câmara dos Deputados arcará com as despesas de deslocamento, alimentação e hospedagem durante o período do módulo presencial do Missão Pedagógica.

Projetos pedagógicos
Os professores selecionados devem também trabalhar os projetos selecionados do Câmara Mirim com suas turmas, incentivando as crianças a analisar as propostas e sugerir alterações, quando for o caso.

Os projetos pedagógicos serão analisados segundo os seguintes critérios: adequação ao tema; adequação aos princípios do Câmara Mirim; correção ortográfica e gramática; criatividade e aplicabilidade da proposta.

Podem participar da seleção pessoas que estejam atualmente trabalhando como professores regentes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental em escola pública ou particular e que possuam diploma de graduação em nível superior.

Deputados mirins
O Câmara Mirim é um programa educativo promovido pelo portal infantil Plenarinho que simula uma sessão da Câmara dos Deputados. No dia do evento, alunos do ensino fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam projetos de lei selecionados.

Da Redação – PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.