Política e Administração Pública

Universitários conhecem Câmara por meio do Programa Estágio-Visita

23/03/2015 - 12:22  

Estudantes universitários de todo o País estiveram na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (23) para conhecer o funcionamento da Casa e a forma de atuação de seus representantes, como parte da primeira edição deste ano do Programa Estágio-Visita de Curta Duração. A visita se estenderá até o final da semana, com várias atividades programadas, como debates, encontro com deputados e simulação dos trabalhos da Casa.

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Integração e Levantamento de Expectativas
Estudantes reunidos nesta manhã para conhecer o papel da Câmara no funcionamento do Estado.

Nesta segunda, os estudantes assistiram à aula “O papel institucional da Câmara no Estado brasileiro”, promovida pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor). O evento contou com a presença do 2º secretário da Câmara, deputado Felipe Bornier (PSD-RJ). Para o parlamentar, o programa ajuda na formação do estudante e ajuda a aumentar a interatividade da Casa com o cidadão. “Que saiam daqui grandes líderes, dispostos a construir um Brasil melhor”, afirmou.

Bornier incentivou os universitários a apresentarem sugestões de projeto de lei, por meio da Comissão de Legislação Participativa. Segundo ele, a Mesa Diretora estuda formas de dar oportunidade para mais jovens participarem do programa, que é realizado pela Câmara desde 2004 e tem oito edições por ano. Hoje, para se inscrever, os interessados devem solicitar a indicação a um deputado. Cada parlamentar pode indicar até dois jovens por ano, e as turmas de cada edição contam com cerca de 50 participantes.

Expectativas dos estudantes
Para alguns estudantes, o Estágio-Visita é uma oportunidade de conhecer mais o processo legislativo. Essa é a visão dos alunos do curso de Direito Pedro Medeiros e Guilherme Neto, ambos de Campina Grande (PB). “Isso é importante para todo estudante, para todo brasileiro”, disse Medeiros. “Quero ver na prática o que só aprendo em teoria no meu curso”, acrescentou a aluna de Ciência Política Mariane Ferri, do Rio de Janeiro (RJ).

Também estudante de Direito, Maurício de Oliveira, de Cuiabá (MT), quer conhecer in loco o dia-a-dia da Casa. “Minha expectativa é conhecer a Câmara além do que a gente vê nos noticiários, nos jornais, nos comentários.”

Outros participantes, como a aluna do curso de Serviço Social Cássia Carvalho, de Salvador (BA), buscam um novo olhar para a política. “As pessoas não acreditam mais. E a gente tem que mudar essa visão, porque a política está dentro da gente e a gente precisa dela.”

Aluno do curso de Gestão Pública, Diego Augusto, de Belo Horizonte (MG), veio à Câmara para “aumentar seu capital político”. “Ou seja, meu conhecimento e, a partir disso daí, implementar ações de controle social e ser um multiplicador de opinião no que tange à efetividade da ação política no nosso País.”

Reportagem - Lara Haje
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.