Política e Administração Pública

Visitas ao Congresso batem recorde no início do ano

12/01/2015 - 12:21  

O Programa Visite o Congresso está registrando números recordes no início de 2015. Somente no primeiro final de semana de janeiro (dias 3 e 4) foram registrados 2.585 visitantes - um aumento de 31% em relação ao ano passado. Em 2014, foram registradas 1.973 visitas no primeiro final de semana do ano.

Divulgação
Visitação à Câmara
Visitação de escolas no Congresso aumentou durante período eleitoral.

Em todo o ano de 2014, foram recebidos 151.515 visitantes, com aumento no número de estrangeiros, em especial no período da Copa do Mundo. Ao todo, foram 7.595 visitantes estrangeiros, de 106 países, representando um aumento de 13% em relação a 2013. Somente durante o mundial, o programa registrou a visita de 5,5 mil pessoas pela Casa — destes, 2,4 mil eram estrangeiros.

Outro aumento significativo registrado em 2014 foi em relação ao número de estudantes no período eleitoral. Entre 1º de agosto e 12 de setembro, foram registrados cerca de 20 mil visitantes, contra 16,5 mil de 2013. O aumento, segundo a Secretaria de Relações Públicas do Senado, deve-se principalmente às visitas de grupos escolares.

"O número de visitantes aumentou consideravelmente desde a segunda quinzena de agosto, principalmente no que diz respeito às escolas", ressaltou Mariana Tavares, do Programa Visite o Congresso.

Ela informou que mais de 80% dos visitantes elogiam a qualidade do atendimento e o nível de conhecimento dos monitores. Aproximadamente 40% reclamam de questões de acessibilidade. E mais de 30% visitam a Casa por interesse histórico.

O visitante de Rondônia Auro Barreiros afirmou que, mais do que um resgate histórico, a visita permite entender o momento atual do Brasil e “como o País interage com outras culturas e com outros governos”. Ele considerou a visita “surpreendente” e afirmou que alguns objetos mereciam uma exposição à parte, como os presentes recebidos de autoridades e chefes de Estado pelo presidente da Câmara.

João Luiz Carvalho, do Rio de Janeiro, disse que tinha curiosidade em relação ao Congresso e que a visita o permitiu conhecer instalações interessantes, que ele não imaginava existirem, como o chamado Túnel do Tempo - estrutura que liga o Congresso ao anexo 2 do Senado.

Agendamento
As visitas podem ser realizadas todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados, com início às 8h30 e término às 17h30, e saída a cada meia hora. Para grupos com mais de 15 pessoas, é necessário agendar com antecedência.

Os agendamentos também são necessários para grupos de estrangeiros que querem fazer o tour em outras línguas (inglês, francês, espanhol) e para pessoas com dificuldade auditiva, que usem a linguagem de libras, e também de locomoção. Às terças e quartas-feiras, o agendamento é obrigatório para todos.

Mais informações sobre a visitação podem ser obtidas na página da Câmara na internet, pelo e-mail visite@camara.gov.br ou pelos telefones (61) 3216-1771 (dias de semana) e (61) 3216-1768 (fins de semana e feriado).

Da Redação - DC
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.