Política e Administração Pública

Cunha lança programa Câmara Itinerante nesta sexta em Curitiba

19/03/2015 - 20:01  

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, participa, nesta sexta-feira, em Curitiba (PR), do lançamento do programa Câmara Itinerante. Eduardo Cunha fará uma apresentação sobre as ações da Casa voltadas para os direitos das pessoas com deficiência, entre as quais a criação, em fevereiro último, de uma comissão permanente para tratar das proposições relacionadas ao tema.

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Sessão extraordinária para discussão e votação de diversos projetos. Presidente da Câmara, dep. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e dep. Mara Gabrilli (PSDB-SP)
Eduardo Cunha apresentará ações da Casa voltadas para os direitos das pessoas com deficiência.

A iniciativa tem o objetivo de levar os parlamentares a várias cidades do País e promover o amplo debate de temas nacionais e regionais, com intercâmbio de informações e acolhimento de sugestões que possam pautar as ações da Câmara dos Deputados.

Segundo Cunha, a ideia é visitar as cinco regiões do País. "Vamos alternar, a cada semana, um estado de cada região, voltando para a mesma região do início. É uma experiência em que vamos debater a reforma política, debater o pacto federativo e outros temas e também ouvir. Eu acho que é um projeto interessante que a gente vai aproximando a Câmara da realidade dos eleitores e os seus representantes."

O programa será inaugurado às 9 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná.

Demissão de Cid Gomes
Sobre a demissão de Cid Gomes do ministério da Educação, o presidente Eduardo Cunha voltou a afirmar que o ex-ministro afrontou o Parlamento. "Ele já tinha afrontado e continuou afrontando o Parlamento. Ou ele fez deliberadamente porque queria ser demitido, ou então ele realmente se acha inimputável. Deve se achar indígena."

Relação com o Congresso
Questionado se é necessário mais algum gesto do Executivo para melhorar a relação com a base no Congresso, Eduardo Cunha destacou que a questão vai além de um gesto. "É um problema de base, de mudança de método de articulação política. Parece que eles estão tentando. Vamos ver no dia a dia, o desenrolar. Da minha parte, eu estou tentando ajudar, conversando para o debate do ajuste fiscal. Onde eu estou podendo, eu estou ajudando. Isso eu tenho feito e vou continuar fazendo, independente de qualquer coisa".

Mudança nos ministérios
O presidente da Câmara ressaltou ainda que reforma ministerial é uma questão de decisão da presidente da República. Segundo Eduardo Cunha, não existe pleito do PMDB em relação a cargos e que, ao contrário, a legenda defende a diminuição do tamanho da máquina administrativa.
Eduardo Cunha disse ter ficado surpreso com a iniciativa da liderança do partido que pediu, em Plenário, a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição, de sua autoria, que limita a 20 o número de ministérios.

Questionado sobre declaração da presidente Dilma Rousseff de que não pensa em uma reforma ministerial, Eduardo Cunha disse que é a presidente que deve decidir. "Eu acho que ela é a presidente e sabe como deve conduzir, nomear o seu ministério. Não cabe à gente dar opinião. Nós não fomos atrás de mais ministérios. A situação sempre foi de natureza política e a discussão sempre foi política e nunca de cargo."

Reportagem - Idhelene Macedo
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.