Política e Administração Pública

Dilma Rousseff faz discurso de posse no Plenário da Câmara

01/01/2015 - 15:36  

Dilma Rousseff iniciou há pouco seu primeiro discurso como presidente reempossada, no Plenário da Câmara dos Deputados. A presidente da República e o vice, Michel Temer, já prestaram o compromisso constitucional e assinaram o termo de posse.

Fazem parte da Mesa da cerimônia os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, do Senado, Renan Calheiros, e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, além da presidente e do vice reeleitos.

No encerramento dessa primeira fase da cerimônia, Dilma e Temer voltarão para a área externa do Congresso para mais uma execução do Hino e a salva de 21 tiros. Eles irão dirigir-se à Bandeira Nacional para prestar-lhe reverência, e Dilma, como comandante-chefe das Forças Armadas, passará em revista as tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Em seguida, partirá com Temer para o Palácio do Planalto.

Como não haverá transmissão da faixa presidencial, por se tratar de reeleição, Dilma poderá receber a faixa do cerimonial ou já chegar ao Parlatório com a faixa no peito, para então fazer o discurso à população.

Um coquetel para os chefes de Estado e delegações estrangeiras encerrará a cerimônia de posse, no Palácio do Itamaraty. Está confirmada a presença de 14 chefes de Estado, 16 vice-chefes e 70 delegações. Devem comparecer a presidente do Chile, Michelle Bachelet, e os presidentes do Uruguai, José Mujica, e da Venezuela, Nicolás Maduro, além dos vice-presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Li Yuanchao, do vice-chefe de Governo da Rússia, Alexander Torshin, e do primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven.

Da Redação – MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.