Ciência, tecnologia e Comunicações

Deputados ressaltam a ampliação dos canais de transparência do Parlamento

06/11/2014 - 20:37  

O primeiro-vice-presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), destacou o esforço da Casa em "chegar a todos os recantos do País" e de reforçar a democracia. "É uma conquista para Cuiabá, Mato Grosso, e para o País por um simples motivo: a informação de qualidade é aquela que forma cidadãos e nos dá, inclusive, condições de eleger melhor os nossos representantes.”

Chinaglia acrescentou que a expansão cria condições para um processo de tomada de decisões de uma sociedade mais consciente, com maior conhecimento e mais crítica quando for o caso. “Isso fortalece bastante a democracia porque há muitas coisas nobres na política - há muitas coisas ruins também -, mas sem dúvida alguma, a mais nobre é quando a gente consegue atrair boas pessoas para a política."

O parlamentar também afirmou que a expansão do sinal da Rádio Câmara amplia a transparência do Parlamento e faz com que os deputados sejam mais "testados, comparados e exigidos para fazer um trabalho em consonância com as aspirações da sociedade".

O deputado Ságuas Moraes (PT-MT) ressaltou o fato de, a partir de agora, os cuiabanos também poderem interagir com o Parlamento por meio do rádio. "É bastante significativo que nossos trabalhos, aqui na Câmara, possam ir além da TV Câmara e chegar também pelo rádio, que é o veículo mais ouvido hoje pela população. É comum a gente andar pelo interior do estado e escutar as pessoas dizerem: 'olha, ouvi você falando na Voz do Brasil'. Então, a gente tendo um tempo maior, tem-se condições de divulgar o trabalho da Câmara dos Deputados para toda a população de Mato Grosso.”

Ságuas Moraes espera que essas parcerias possam acontecer no Brasil todo. “Levar essa informação é uma ação de cidadania da Câmara dos Deputados para fazer uma interação melhor com a população."

A Rádio Câmara tem consignação para mais 20 cidades, na futura expansão da Rede Legislativa de Rádio. A emissora da Câmara dos Deputados está no ar desde 1999 para dar transparência às discussões e votações do Plenário e das comissões da Casa, além de manter programas voltados à formação da cidadania, campanhas de utilidade pública e programação musical e cultural comprometida com a diversidade do País.

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.