Política e Administração Pública

Oposição quer moção de apoio à Justiça Federal por Operação Lava Jato

14/10/2014 - 18:31  

Deputados da oposição querem propor uma moção de apoio à Justiça Federal para ser votada pelo Plenário da Câmara dos Deputados ainda hoje. O principal motivo é apoiar o juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, responsável pelas ações penais da Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF).

Foi por decisão de Moro que as ações penais não correm em segredo de justiça e que os depoimentos do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef foram liberados ao público.

“Um juiz sério e competente que investigou de maneira correta e imparcial em audiências públicas não sigilosas, e o PT agora quer criminalizar o juiz”, afirmou o líder do Solidariedade, deputado Fernando Francischini (PR).

O líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), anunciou que não há acordo para votar essa moção.

Sigilo
Acompanhado de deputados, o presidente do PT, Rui Falcão, coordenador-geral da campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição, protocolou nesta segunda-feira (13) pedidos para ter acesso à íntegra dos depoimentos de Costa no contexto da delação premiada. Nos requerimentos, o PT acusa Moro de violar a delação, que é sigilosa, a partir de depoimentos sem segredo de justiça.

A Procuradoria da República no Paraná defendeu a atuação de Moro, com o argumento de que "a atuação da Polícia Federal, do Ministério Público e do Poder Judiciário é estritamente técnica, imparcial e apartidária".

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.