Política e Administração Pública

Paraná reelege Beto Richa para governador e Alvaro Dias para senador

05/10/2014 - 19:07   •   Atualizado em 05/10/2014 - 19:29

Com 98% das urnas apuradas, o Paraná reelegeu para o governo do estado Beto Richa (PSDB) e para o Senado Alvaro Dias (PSDB).

Os primeiros colocados na corrida para deputado federal são Christiane Yared (PTN), mãe de uma vítima do trânsito que lidera um movimento de amparo às vítimas, e os atuais deputados Alex Canziani (PTB), João Arruda (PMDB) e Takayama (PSC). Em seguida, vem Valdir Rossoni (PSDB), atual presidente da Câmara Legislativa do estado.

Primeiro turno
Beto Richa foi eleito em primeiro turno com 55,7% dos votos. Filho do ex-governador paranaense José Richa, ele iniciou a vida política em 1994, quando foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 1998. Em 2000, foi eleito vice-prefeito de Curitiba na chapa de Cassio Taniguchi (DEM). Já em 2004, foi eleito prefeito da capital paranaense e reeleito em 2008. Em 2010, foi eleito governador do Paraná também em primeiro turno. Richa nasceu no município paranaense de Londrina, em 1965, e é formado em Engenharia Civil.

Líder no Senado
O senador Alvaro Dias foi líder do PSDB de 2011 a 2013, e destacou-se atuando como um das principais vozes de oposição ao governo federal no Senado.

Ele nasceu em Quatá (SP) e foi criado em Maringá (PR), onde começou a vida profissional como radialista. Vereador, deputado estadual, deputado federal, senador e governador do Paraná, Dias presidiu duas comissões parlamentares de inquérito: a CPI do Futebol e a CPMI da Terra.

É autor do projeto de lei que determina o repasse direto dos recursos do salário-educação da União aos municípios, sem a intermediação dos governos estaduais.

Confira a apuração em tempo real.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Pierre Triboli

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.