Plenário pode votar projeto que proíbe animais em testes de cosméticos
30/05/2014 - 17:28 • Atualizado em 30/05/2014 - 18:39
O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar na próxima semana o projeto que proíbe o uso de animais em testes de produtos cosméticos – PL 6602/13, do deputado Ricardo Izar (PSD-SP). A proposta está entre as relacionadas para o esforço concentrado de votações da primeira semana de junho.
O projeto proíbe a utilização de animais em atividades de ensino, pesquisa e testes laboratoriais com substâncias para o desenvolvimento de produtos de uso cosmético, e aumenta os valores de multa nos casos de violação de seus dispositivos.
Instituto Royal
O debate sobre o uso de animais em testes ganhou força no ano passado, após o caso do Instituto Royal. Em outubro de 2013, 178 cachorros da raça beagle e sete coelhos usados em experimentos foram retirados por ativistas e moradores de São Roque, no interior paulista, de uma das sedes do instituto. Ricardo Izar participou de comissão externa da Câmara para acompanhar o caso.
O assunto também foi debatido em audiências públicas, em salas sempre cheias de ativistas contra o uso de animais em experimentos científicos e comerciais. A Câmara fez uma enquete sobre o aumento das penas para maus-tratos contra animais, que, até o momento, soma 33 mil votações, com 95% dos participantes favoráveis a punições mais duras.
Da Redação – JJ