Relações exteriores

Comissão debate hoje crise política na Venezuela

Debate contará com a participação da deputada venezuelana María Corina Machado, uma das líderes da oposição ao governo Nicolás Maduro.

28/05/2014 - 08:40  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional discute hoje a crise institucional e política na Venezuela, e o papel do Brasil nesse contexto. O debate foi proposto pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), presidente do colegiado.

"Desde o início do ano, temos acompanhado a evolução da crise política e institucional na Venezuela, e todos os seus desdobramentos, inclusive no âmbito da Unasul [União de Nações Sul-Americanas], com o grupo de chanceleres que atuam como facilitadores do diálogo entre o governo e a oposição. Nesta oportunidade, vamos poder saber em detalhes qual tem sido o papel exercido pelo Brasil no contexto da crise", explicou Barbosa.

Denúncias
No início do mês a comissão recebeu três estudantes venezuelanos que vieram ao Brasil para denunciar a situação de violência e desrespeito aos direitos humanos naquele país. Gabriel Lugo, Eusebio Costa e Vicente D’Arago, afirmaram que há uma sistemática violação dos direitos humanos por parte do governo do presidente Nicolás Maduro. Eles reclamaram ainda que armas fabricadas no Brasil estão sendo utilizadas na repressão aos protestos na Venezuela.

Segundo Barbosa, a comissão acompanha o que acontece na Venezuela com o propósito de garantir a liberdade. “Entendemos que a democracia não se concentra apenas no processo eleitoral, mas reflete a democracia, sobretudo a livre expressão, a capacidade de organização da sociedade e que essa organização esteja em todas as esferas de poder".

Foram convidados:
- a deputada da Assembleia Nacional da Venezuela, María Corina Machado;
- a jornalista do Canal Globovisión de Caracas/Venezuela, Vanessa Silva;
- o professor do curso de Relações Internacionais e de Pós-Graduação em Energia da Universidade Federal do ABC (UFABC), Igor Fuser; e
- o professor adjunto de Relações Internacionais e membro do corpo docente do Programa de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS) da Universidade Federal do ABC (UFABC), Gilberto Maringoni.

O debate será realizado às 10 horas no plenário 3.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.