Deputada defende incentivos a empresários que investirem no Amapá
09/05/2014 - 19:26

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, promoveu, nesta sexta-feira (9), o seminário "Oportunidades de Financiamento e Incentivos Fiscais para Geração de Trabalho e Renda no Estado do Amapá”. O debate foi realizado em Macapá, a pedido da deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP).
Atualmente, os financiamentos no Amapá são mantidos pelo Fundo de Desenvolvimento da Amazônia sob a gerência da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), e pelo Fundo Constitucional do Norte (FNO). Os recursos são disponibilizados pelo Banco da Amazônia.
Fátima Pelaes explicou que é preciso esclarecer aos empresários que o incentivo existe e o que precisa ser feito para utilizarem essas verbas. "O maior objetivo do seminário era avaliar como a situação está hoje e percebemos que é preciso avançar. Devemos mostrar de que forma as empresas podem acessar o financiamento e ajudar a desenvolver o estado do Amapá", disse.
Orientação
Durante o evento, a Sudam se comprometeu a treinar alguns servidores da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio para que eles possam trabalhar com os empresários locais na orientação para o acesso aos incentivos fiscais e ao financiamento.
A Sudam dispõe de cerca de R$ 1,5 bilhão por ano para financiar grandes projetos estruturantes na Amazônia Legal. A superintendência concede incentivos fiscais para os empresários que investirem na região, como a redução do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e reinvestimento de 30% desse imposto para compra de equipamentos.
Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Marcelo Oliveira