Política e Administração Pública

PT decide na próxima semana substituto de André Vargas na Mesa Diretora

29/04/2014 - 19:37  

O deputado José Guimarães (PT-CE), vice-líder do PT, disse que o partido deixou para a próxima terça-feira (6) a escolha do candidato oficial a 1º vice-presidente da Câmara. A eleição está prevista para ocorrer na quarta-feira (7).

O prazo para registro dos candidatos vai até as 19h da próxima terça e a eleição está prevista para a quarta-feira. O eleito vai suceder o deputado André Vargas (PT-PR), que renunciou ao cargo de 1º vice-presidente depois das denúncias de seu envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal.

O doleiro pagou uma viagem de jatinho para Vargas e sua família passarem as férias em João Pessoa no final do ano passado. Além disso, o deputado teria intercedido em favor do doleiro no Ministério da Saúde.

Apenas deputados do PT podem pleitear a posição de 1º vice-presidente, já que a vaga coube ao partido na distribuição dos cargos feita em fevereiro do ano passado de acordo com as regras da proporcionalidade partidária.

Além do candidato oficial, qualquer deputado petista pode se lançar como candidato avulso. Será eleito o candidato que atingir 257 votos favoráveis. A votação é secreta e feita pelo sistema eletrônico. Já foram instaladas sete cabines de votação no Plenário.

André Vargas pediu desfiliação do PT na sexta-feira (25), partido no qual militou por 25 anos, mas até agora seu desligamento da agremiação não foi formalizado na Câmara.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.