Política e Administração Pública

Suspensão do mandato de Leréia será votada em Plenário após a semana santa

14/04/2014 - 17:09  

LEREIA
Conselho de Ética recomendou a suspensão do mandato de Carlos Alberto Leréia por 90 dias.

A representação que pede suspensão do mandato do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) por 90 dias será votada pelo Plenário após a semana santa. A informação é do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que pediu à Secretaria-Geral da Mesa Diretora a inclusão do pedido na pauta.

O pedido de suspensão foi aprovado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar em setembro do ano passado em razão do relacionamento do parlamentar com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Para que o mandato seja suspenso, são necessários 257 votos favoráveis, em votação aberta.

De acordo com investigações da Polícia Federal (PF), Leréia teria recebido dinheiro da organização de Cachoeira. Além disso, teria alertado o contraventor sobre uma operação policial e usado o cartão dele para fazer compras.

Apesar de a condenação do deputado no conselho datar do ano passado, o caso não foi votado em Plenário por que o presidente da Câmara barrou a votação de processos disciplinares enquanto o Congresso não votasse a PEC que determinava o voto aberto para esses processos.

Promulgada no final do ano passado, a PEC deu novo rito e foi responsável pela cassação do mandato do ex-deputado Natan Donadon (sem partido-RO). A votação do caso Leréia foi anunciada à época, mas não chegou a se concretizar.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.