Relações exteriores

Comitiva de parlamentares embarca nesta sexta para visita oficial à China

09/04/2014 - 17:50  

Rodolfo Stuckert/PresidênciaCâmara
Alves-China
O presidente da Câmara recebeu do embaixador da China a programação da visita oficial àquele país.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, embarca nesta sexta-feira (11) para a China para visita oficial de sete dias a convite do governo chinês.

Além dele, integrarão a delegação de parlamentares os deputados Marco Maia (PT-RS), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Antonio Imbassahy (PSDB-BA), Felipe Maia (DEM-RN) e Osmar Júnior (PCdoB-PI), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China.

Henrique Alves acredita que a visita vai contribuir para estreitar o relacionamento do Brasil com a China, especialmente na área parlamentar. O intercâmbio entre os parlamentos dos dois países, segundo ele, poderá facilitar ações em outras áreas como a econômica e a cultural.

Reuniões
Os parlamentares brasileiros se reunirão com o presidente da China, Xi Jinping; com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Zhang Dejiang; com o secretário do Partido Comunista da China em Pequim, Guo Jinlong; com o presidente da Assembleia Popular da Província de Shaanxi, Zhao Leji; e com o presidente da Assembleia Municipal de Xangai, Liu Yungeng. Também haverá reunião com o embaixador do Brasil na China, Valdemar Carneiro Leão.

Relações diplomáticas
O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, esteve nesta terça-feira (8), na Câmara para apresentar a programação preparada para a comitiva brasileira.

Ele afirmou que a visita será um dos principais eventos da relação política entre os dois países neste ano, que simboliza o 40º aniversário da normalização das relações diplomáticas entre Brasil e China. “É muito importante essa visita, do mais alto nível para fortalecer as relações políticas entre os dois países e intensificar seus entendimentos”, declarou Jinzhang.

O embaixador lembrou que o presidente chinês também fará uma visita de Estado ao Brasil, durante o encontro dos chefes de Estado dos Brics – grupo de países emergentes da economia global, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – previsto para ocorrer em Fortaleza nos dias 15 e 16 de julho. Na ocasião, Xi Jinping também deverá visitar a Câmara dos Deputados.

Confira a programação da visita

Da Redação - RCA
Com informações da assessoria de imprensa da Presidência da Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.