Educação, cultura e esportes

Deputado critica promoção de “questões de gênero” no relatório do PNE

02/04/2014 - 16:18  

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/04/ComaPalavra-Ent.AngeloVanhoni-02042014.mp3' _fcksavedurl='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/04/ComaPalavra-Ent.AngeloVanhoni-02042014.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça entrevista do deputado Vanhoni sobre o PNE.

O deputado Marcos Rogério (PDT-RO) defendeu há pouco a vinculação de 10% do PIB ao ensino público. Segundo ele, nenhum dos pontos do projeto do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) é maior do que esse objetivo.

Ao analisar o artigo apresentado pelo relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), que prevê a adoção de políticas de prevenção à evasão motivada por preconceitos, Rogério destacou que, quando o texto foi debatido na Câmara em 2012, a ideia era combater a discriminação. "Entretanto, no último texto do relator, a meta não é mais combater a discriminação, mas, sim, a promoção das questões de gênero", criticou.

Marcos Rogério defendeu o texto que veio do Senado, pois, na opinião do parlamentar, ele promove ações efetivas de combate a qualquer forma de discriminação.

O parlamentar também afirmou que, regimentalmente, Vanhoni não poderia ter alterado o texto aprovado pelos senadores. O presidente da comissão, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), afirmou que esse inciso vai ser objeto de destaque para votação em separado no colegiado.

A reunião da comissão especial do PNE prossegue no plenário 1.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Renata Tôrres
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8035/2010

Íntegra da proposta