Deputado lembra apoio de governadores a golpe militar
01/04/2014 - 11:51
O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) lembrou há pouco o apoio de alguns governadores de estado, como Magalhães Pinto, de Minas Gerais, e Ademar de Barros, de São Paulo, ao golpe militar de 1964, assim como a série de cassações e de restrições à liberdade que se seguiram ao longo de 21 anos. O deputado discursou na sessão solene da Câmara dos Deputados que ocorre neste momento para debater os 50 anos do golpe militar.
Benevides destacou a reação de movimentos populares que, ao longo de todo o regime militar, lutou contra o regime ditatorial. “Gradualmente, a insatisfação das correntes de pensamento ensejava a articulação das forças vivas da sociedade em busca das liberdades públicas por meio de concentrações monumentais, como em Curitiba, na Candelária, no Rio de Janeiro, e no comício do Vale do Anhangabaú, que reuniu mais de 1 milhão de pessoas”, destacou.
O deputado ressaltou ainda que todo o esforço popular pela redemocratização resultou na convocação da Assembleia Nacional Constituinte.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem - Murilo Souza
Edição - Daniella Cronemberger