Plenário abre sessão solene sobre 50 anos do golpe
01/04/2014 - 11:01
O Plenário da Câmara dos Deputados abriu há pouco a sessão solene convocada para debater os 50 anos do golpe militar de 1964. A sessão foi proposta pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP) e faz parte de uma série de eventos promovidos pela Câmara para lembrar a luta pela volta da democracia e a resistência contra a ditadura.
Antes do início da sessão, que estava marcada para as 9h30, líderes partidários buscavam um acordo sobre a ocupação das galerias do Plenário Ulysses Guimarães. Um acordo anterior previa a presença de pessoas apenas por meio de convites distribuídos pelos partidos, conforme o tamanho das bancadas. No entanto, um entendimento firmado há pouco acabou com a exigência de convites e liberou a entrada nas galerias.
Entre os principais convidados para a solenidade está Maria Thereza Goulart, viúva do ex-presidente João Goulart, conhecido como Jango, que foi deposto no dia 1º de abril por tropas militares e teve de fugir para o Rio Grande do Sul e, em seguida, para o Uruguai, de onde só retornaria ao Brasil para ser sepultado, em 1976.
Reportagem - Murilo Souza
Edição - Daniella Cronemberger