Política e Administração Pública

DEM diz ter apoio de oito partidos da base para investigar Petrobras

25/02/2014 - 18:32  

O líder do DEM, deputado Medonça Filho (PE), disse há pouco que a oposição conseguiu o apoio de oito partidos da base para aprovar em Plenário a criação da comissão externa temporária para investigar as denúncias de que funcionários da Petrobras teriam recebido propina da empresa holandesa SBM Offshore, que aluga plataformas flutuantes a companhias petrolíferas.

Ele está confiante na aprovação, mas não descarta a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. "Essa comissão dará o primeiro passo", disse. O líder do Solidariedade, deputado Fernando Francischini (PR), já está coletando assinaturas para uma CPI Mista. É necessário o apoio de 171 deputados e 27 senadores.

Divisão da base
O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), reconheceu que a votação expõe a divisão na base depois da criação do bloco parlamentar independente. "Essa proposta tem o apoio de vários partidos da base, respeitamos, e imagino que eles sabem o que estão fazendo", disse.

Para Chinaglia, a comissão não será bem sucedida na investigação da Petrobras. "Se nenhuma CPI consegue acesso a informações internacionais, há a preocupação de que a Câmara fique em situação constrangedora", disse.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.