Política e Administração Pública

Câmara pode criar comissão externa para investigar denúncias contra Petrobras

Deputados votarão em Plenário também a criação da CPI dos maus tratos a animais, urgência para projeto de gratificação no Ministério Público, a PEC do financiamento da pesquisa científica e a continuação da votação dos destaques ao CPC.

25/02/2014 - 18:05   •   Atualizado em 25/02/2014 - 18:23

Os líderes partidários na Câmara dos Deputados decidiram votar a criação, nesta terça-feira, de uma comissão externa temporária para investigar as denúncias de que funcionários da Petrobras teriam recebido propina da empresa holandesa SBM Offshore, que aluga plataformas flutuantes a companhias petrolíferas.

A criação da comissão externa será votada em Plenário. A oposição, no entanto, não descarta a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. "A comissão externa é o primeiro passo", disse o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE).

O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), chegou a propor a vinda da presidente da Petrobras, Graça Foster, para esvaziar a adesão à comissão externa, mas não teve sucesso. Segundo Mendonça Filho, oito partidos da base concordaram em colocar a comissão como primeiro item da pauta do Plenário.

"Somos favoráveis a qualquer investigação até porque ninguém sabe em que momento, ou seja, em que governo, um funcionário facilitou a vida de um forncedor", disse o líder do governo. Chinaglia disse que uma resposta à nova comissão pode ser a desistência da vinda de 12 ministros de Estado para ouvir parlamentares sobre problemas nas liberações de emendas. Ele chegou a ver essa possibilidade para tentar acalmar deputados da base que criticaram a falta de diálogo do governo.

Outras votações
O Plenário analisará ainda o requerimento de criação da CPI de Maus Tratos contra animais; a urgência do projeto que cria a gratificação por exercício cumulativo de ofícios dos membros do Ministério Público da União (PL 2201/11); e a PEC que trata de finaciamento de pesquisa científica (PEC 290/13).

Está prevista ainda a continuação da votação dos destaques ao novo Código de Processo Civil (CPC).

Reportagem - Carol Siqueira e Tiago Miranda
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.