Direitos Humanos

Inscrições para concurso de vídeos sobre Lei Maria da Penha terminam no domingo

Podem participar alunos de escolas públicas e particulares. Os vídeos amadores podem ser gravados em telefone celular ou câmera digital.

10/01/2014 - 11:19  

Estudantes matriculados no Ensino Médio, com idade de 14 a 18 anos, podem inscrever seus vídeos até neste domingo (11) na segunda edição do Concurso de Curta Documentários sobre a Lei Maria da Penha. Até agora, 46 estudantes de todo País já se inscreveram.

Divulgação/Inst. de Rad.Educ.da Bahia
Direitos Humanos e Minorias - Mulheres  - Violência doméstica
Os vídeos devem contar histórias inéditas.

Os vídeos amadores, com duração de até 5 minutos de duração, deverão contar histórias inéditas relacionadas ao tema: “Violência contra a mulher, o que você tem a ver com isso? Grave um vídeo. Compartilhe com o mundo!”.

O concurso vai premiar seis ganhadores, um por região e um pelo júri popular. Cada vencedor receberá um tablet e a viagem a Brasília, com o responsável/acompanhante, para participar da cerimônia de premiação, prevista para 12 de março. Além disso, os vídeos vencedores serão veiculados pela TV Câmara, pela TV Senado e, internacionalmente, pelo Banco Mundial.

Os professores orientadores dos respectivos trabalhos também serão premiados com um tablet e virão a Brasília para a premiação.

O concurso é promovido pelas procuradorias da mulher da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e pela bancada feminina da Câmara e tem apoio do Banco Mundial. A iniciativa tem o objetivo de chamar atenção de uma forma criativa e inovadora para o problema da violência de gênero e, ao mesmo tempo, de perceber as impressões da sociedade sobre a lei.

Inscrições
As inscrições são abertas aos alunos de escolas públicas e particulares e os vídeos podem ser gravados por meio de telefone celular ou câmera digital. As inscrições deverão vir acompanhadas do nome de um professor responsável.

O candidato precisa anexar o link do arquivo no campo correspondente da ficha de inscrição. Cada estudante poderá inscrever apenas um vídeo e as obras deverão ser inéditas.

Violência contra a mulher
Apesar das conquistas alcançadas com a Lei Maria da Penha, em vigor há sete anos e considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das mais avançadas do mundo no combate à violência doméstica contra a mulher. Os dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), em setembro de 2013, revelam que, entre 2001 e 2011, mais de 50 mil mulheres morreram no Brasil vítimas de agressões dentro de casa.

São cerca de cinco mil mortes por ano, 15 por dia e uma mulher assassinada a cada uma hora e meia. As mulheres negras, com idade entre 20 e 39 anos e baixa escolaridade, são as maiores vítimas.

Em outubro de 2013, a Secretaria de Políticas para as Mulheres divulgou que o Ligue 180, serviço para denúncias de violência contra as mulheres, já era acessado por mais de 56% dos municípios brasileiros. Os dados mostram que o número de atendimentos, desde a criação da lei, em 2006, chegou a mais de três milhões.

Da Redação - ND
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.